Modelo de simulação de dispersão de poluentes.

 

A simulação da dispersão dos efluentes de esgoto doméstico em diferentes cenários vem sendo realizada desde o ano de 2014 através do desenvolvimento de um modelo numérico tridimensional de advecção ­ difusão ­ decaimento, com esquema de elementos finitos que vem sendo estruturado em FORTRAN95 e acoplado diretamente ao modelo hidrodinâmico TELEMAC3D. O poluente modelado é considerado inerte e completamente miscível na água do mar.

 

O modelo representará a concentração de propriedades específicas e, neste contexto, serão considerados como propriedades indicadoras do grau de contaminação das águas: Coliformes Fecais, Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Concentração de Nitrogênio e Concentração de Fósforo. Atualmente, o modelo de simulação de contaminantes conta com a implementação da concentração de bactérias (Coliformes Fecais).

 

O sistema de modelagem aplica a técnica de elementos finitos para resolver as equações hidrodinâmicas usando o sistema de coordenadas sigma na discretização vertical, de forma a acompanhar os limites superficiais e de fundo. O método de elementos finitos permite o controle da distribuição de elementos na grade computacional utilizada, permitindo estabelecer alta resolução em áreas de morfologia costeira e topografia de fundo complexa.

 

Simulação de Efluentes

Concentração de Coliformes Fecais(UFC/100 ml)

Liberados na cidade de Rio Grande com duração de 40 dias.