Módulo de conversão de energia de correntes em energia elétrica

 

A energia das correntes oceânicas pode ser transformada em energia elétrica utilizando conversores com tecnologia semelhante à utilizada em conversores eólicos através de um rotor submerso que é forçado a girar pelo fluido que possa ao seu redor.

Um módulo de conversão de energia de correntes vem sendo desenvolvido no LANSD desde o ano de 2012 utilizando linguagem FORTRAN 90. Este módulo utiliza a equação padrão de turbinas para o cálculo da potência elétrica convertida em Watts (W) e vem sofrendo alterações para contemplar o influência de forma das turbinas, influência de processos turbulentos, consideração de difusores, efeito de cavitação e ruídos.

Baseado no princípio da conservação de energia e pela utilização da equação das turbinas adaptadas para a aplicação em ambientes marinhos, os conversores de energia das correntes foram acoplados ao módulo hidrodinâmico Telemac3d.

Durante cada passo de tempo do modelo hidrodinâmico, a velocidade das correntes é calculada e transferida para o módulo de conversão de energia, que converte parte da energia das correntes em energia elétrica através da equação padrão de turbinas.

Maiores informações podem ser obtidas: