GNU Octave é uma linguagem computacional, desenvolvida para computação matemática. Possui uma interface em linha de comando para a solução de problemas numéricos, lineares e não-lineares, também é usada em experimentos numéricos. Faz parte do projeto GNU, é um software livre sob os termos da licença GPL. Foi escrito por John W. Eaton. Possui compatibilidade com MATLAB, possuindo um grande número de funções semelhantes.

O GNU/Octave conta com interação através de uma linguagem de programação de alto nível, programada inicialmente para cálculo numérico. Fornece uma linha de comando conveniente resolvendo problemas lineares e não-lineares numericamente, e executando outras tarefas numéricas usando uma linguagem que é bastante compatível com o MATLAB. Pode também ser usado como uma linguagem orientada a grupos.

Possui ferramentas extensivas para a resolução de problemas lineares numéricos comuns de álgebra, cálculo aproximado de raízes de equações não-lineares, funções ordinárias, polinómios, cálculo de integrais, e integração numérica de equações diferenciais ordinárias e diferenciais-algébricas. Pode ser facilmente expandido e adaptado através de funções definidas pelo utilizador, escritas na própria linguagem presente ou usando módulos dinamicamente carregados escritos em outras linguagens como C++, em C, em Fortran.

- Octave é escrito em C++ usando bibliotecas STL

- Octave usa um interpretador para executar os scripts dessa linguagem

- Octave é extensível a partir da utilização de módulos carregáveis

- O interpretador do Octave trabalha em conjunto com os softwares gnuplot e Grace para plotar gráficos, grafos e para salva-los