Modelo de simulação da dinâmica de óleo derramado em ambientes marinhos

Easy Coupling Oil System – ECOS (BR 51 2013 000131-5 INPI)

 

Baseado no paradigma imperativo de programação que obtêm a mudança de estados de acordo com as ações computadas, e descrito na linguagem de programação FORTRAN 90 (Formula Translation System), a estrutura do modelo de óleo foi dividida em módulos que caracterizam o comportamento da mancha no oceano. A estrutura em módulos aumenta a legibilidade e a manutenibilidade do programa. O modelo de óleo possui dois principais módulos: “Variáveis” e ”Lagrangeano”. O módulo das variáveis globais centraliza os resultados de todos os outros módulos. O módulo lagrangeano trata o óleo como um conjunto de partículas discretas.

O modelo de óleo teve seu código acoplado diretamente ao TELEMAC3D, utilizando os resultados da hidrodinâmica tridimensional obtidos em cada ponto da malha batimétrica. O modelo hidrodinâmico fornece o campo de velocidade de correntes necessário para o módulo lagrangeano calcular as trajetórias do óleo. As trajetórias são então calculadas considerando que o óleo pode ser idealizado como um número grande de partículas que se movem independentemente na agua.

A velocidade dos traçadores é interpolada de acordo com as velocidades obtidas nos pontos da malha numérica do modelo onde são encontradas partículas. As propriedades de envelhecimento do óleo que podem ser de caráter físico, químico e biológico são calculadas através de equações diferenciais ordinárias a partir da consideração de condições homogêneas para o comportamento da mancha de óleo.

 

 

 

Maiores informações podem ser encontradas nas publicações abaixo: