Modelo da dinâmica de Navios

 

A região costeira do Sul do Brasil apresenta alta susceptibilidade a eventuais acidentes com derrame de óleo. Pois, atualmente existe um intenso transporte de óleo na região, devido a presença do Porto de Rio Grande, do Terminal Aquaviário da Transpetro (Petrobrás) e da Refinaria de Petróleo Riograndense S/A. A maior parte das atividades de transporte identificadas na região ocorre no ambiente estuarino da Lagoa dos Patos e na região costeira adjacente. Estatísticas indicam que no ano de 2008 quase 3.300 navios foram movimentados na regi ̃o, onde neste mesmo ano, foram transportadas mais de 60.000 toneladas de óleo diesel (www.portoriogrande.com.br).

 

De acordo com a legisla 'ao brasileira, simulações numéricas do derramamento de óleo devem definir a área de influência indireta da atividade, na qual se baseia todo o diagnóstico ambiental. Por outro lado, simulações das condiões ideais de navegabilidade de navios com cargas potencialmente poluidoras são importantes para que eventos de derrames de óleo no ambiente possam ser minimizados.

 

Neste sentido, vem sendo desenvolvido desde o ano de 2013 no LANSD um modelo numérico para a simulação do comportamento de navios, sob a influência de diferentes forçantes ambientais, que possa ser acoplado a um sistema de modelagem numérica tridimensional. O modelo matemático vem sendo desenvolvido pela utilização da Mecânica Lagrangeana utilizando 6 graus de liberdade para a representação da dinâmica dos navios. A implementação numérica do sistema de equações diferenciais ordinárias utiliza a linguagem FORTRAN95 de forma que o modelo será acoplado diretamente ao código do sistema de modelagem numérica tridimensional Telemac3d-Tomawac.

 

Forças externas (N)

Velocidade (m/s)

Posição (m)