DESCRIÇÃO

A simulação de fenômenos físicos pela aplicação da modelagem matemática e numérica vem sendo cada vez mais empregada durante as diferentes etapas de desenvolvimento de projetos de pesquisa ou desenvolvimento em diversas áreas. A região costeira do Sul do Brasil apresenta alta susceptibilidade a eventuais acidentes com derrame de óleo. Pois, atualmente existe um intenso transporte de óleo na região, devido à presença do Porto de Rio Grande, do Terminal Aquaviário da Transpetro (Petrobrás) e da Refinaria de Petróleo Riograndense S/A.

Neste sentido, simulações das condições ideais de navegabilidade de navios com cargas potencialmente poluidoras são importantes para que eventos envolvendo derrames de óleo no ambiente possam ser minimizados. As consequências adversas que surgem com derrames de óleo de diversas proporções motivam a capacidade de prever e controlar de maneira eficaz o comportamento dos navios petroleiros em diferentes condições ambientais, ao longo de seu trajeto em direção ao continente. Portanto, o objetivo principal desta proposta é desenvolver um sistema de modelagem numérica para a simulação do comportamento de navios sob a influência de diferentes forçantes ambientais, capaz de ser utilizado na previsão de cenários realísticos, e que possa ser acoplado a qualquer modelo hidrodinâmico e de ondas geradas pelo vento.

A metodologia está baseada no desenvolvimento e aplicação de modelos numéricos tridimensionais e na utilização do formalismo Lagrangeano para o desenvolvimento do modelo numérico para a simulação da dinâmica de navios. O principal resultado deste projeto de pesquisa é a obtenção de um modelo consistente da simulação e previsão da dinâmica de navios em ambientes costeiros e estuarinos, que represente o maior número de processos possível, e que possa ser acoplado a qualquer outro modelo hidrodinâmico e de ondas geradas pelo vento.

Como estudo de caso, será realizada a análise das condições ideais de navegabilidade dos navios durante seu ingresso no estuário da Lagoa dos Patos, investigando as condições durante eventos extremos de ventos e ondas na região. Neste sentido, será desenvolvida uma interface simplificada de utilização e disseminação da ferramenta de forma a auxiliar as autoridades portuárias durante as operações envolvendo a manobra, incursão e excursão de navios na região estuarina da Lagoa dos Patos e zona costeira adjacente.