O óleo ao ingressar no ambiente se decompõem em diversos componentes tóxicos que causam uma série de processos danosos ao ambiente, atingindo diferentes escalas temporais de danos, além de causar efeitos crônicos e irreversíveis, por isso derrames de óleo compõem uma importante temática atualmente. A legislação brasileira prevê que simulações numéricas sobre derrames de óleo podem ser utilizadas para definir áreas influenciadas por atividades potencialmente perigosas que envolvam o uso desse composto. Estudos nesse âmbito são utilizados para apoiar diagnósticos ambientais, tais como realização de mapas de risco, cartas de sensibilidade ao óleo e planos de emergência individual. Sendo assim, simulações numéricas se tornam importantes ferramentas para apoiar a tomada de decisões por parte de empresas privadas e instituições públicas. O modelo hidrodinâmico TELEMAC3D e o modelo de dispersão de óleo ECOS já foram acoplados e estão em operação para a Plataforma Continental Sul do Brasil, entretanto, efeitos ondulatórios e efeitos das ondas sobre a mancha de óleo e suas alterações no seu processo de intemperismo não estão incluídos neste sistema. Ademais, para que este sistema de modelagem seja eficiente e funcional, ele deve operar em modo de previsão, ou seja, simulando cenários futuros. Dessa forma, o objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de modelagem computacional, em modo de previsão, de possíveis cenários de desastres de óleo derramado em locais de risco na área de atuação do Porto de Rio Grande e zona costeira adjacente. Portanto, será possível obter um sistema de modelagem para a simulação e previsão da dinâmica do óleo derramado nos ambientes marinhos, podendo esse ser utilizado para identificar a suscetibilidade do ambiente à ocorrência desses desastres ambientais, como também poderá auxiliar à geração de estratégias para aprimoramentos das ações potenciais utilizadas nas avaliações de impacto ambiental. Projeto Aprovado pela Escola de Engenharia (FURG) em ATA 17/2018, sob número PESQ - 493 (SISPROJ-FURG).