Plataformas continentais recebem águas e materiais transportados em suspensão pela descarga fluvial que provém do continente. A estrutura dinâmica formada pelo processo de descarga de águas de origem continental junto à zona costeira é uma massa de água de densidade normalmente contrastante a densidade das águas oceânicas, e com altas concentrações de materiais em suspensão. Vários estudos indicam a relação entre a ocorrência de águas de origem continental e a presença de bancos de sedimentos coesivos em zonas costeiras. A Plataforma Continental do Sul do Brasil é influenciada por duas importantes fontes de água de origem continental, o rio da Prata e a Lagoa dos Patos. Esta plataforma continental é uma região de larga complexidade dinâmica, devido principalmente à influência do grande aporte de água doce, sazonalidade dos ventos e convergência de correntes de contorno oeste. Atualmente, muito tem se discutido sobre quais são as reais contribuições dos processos naturais e dos processos antrópicos no que diz respeito à dinâmica dos sedimentos finos na Plataforma Continental do Sul do Brasil, em especial, na região costeira adjacente a Lagoa dos Patos. Desta forma, se faz necessário a realização de um estudo integrado de modelagem numérica que permita avaliar e quantificar estas contribuições. O principal objetivo deste projeto de pesquisa é investigar a formação e o comportamento da corrente costeira dirigida por gradientes de densidade formada pela pluma do rio da Prata e da Lagoa dos Patos, além de verificar a sua contribuição e a contribuição dos processos de dragagem promovidos pelo Porto de Rio Grande para a dinâmica de sedimentos finos na região costeira adjacente. A metodologia desta proposta está baseada no desenvolvimento e aplicação de um sistema de modelagem numérica tridimensional para estudos de hidrodinâmica, transporte de sedimentos coesivos e processos de dragagem de sedimentos. Desta forma são esperados como resultados deste projeto de pesquisa: 1) Quantificar a contribuição das principais forçantes na formação, comportamento e destino final da pluma de sedimentos finos formada pela descarga do rio da Prata e Lagoa dos Patos; 2) Investigar a estrutura vertical da corrente costeira e da zona de frente, analisando a sua contribuição para os processos de troca ao longo da coluna de água e entre as diferentes massas de água formadas; 3) Avaliar o papel da pluma como mecanismo de transporte e trapeamento de sedimentos continentais, contribuindo para o entendimento da formação e consolidação dos bancos de sedimentos coesivos ao longo da zona costeira adjacente; 4) Estimar a concentração de material em suspensão exportada para a plataforma continental, sob diferentes condições ambientais, investigando a contribuição da zona de frente para o trapeamento destes materiais; 5) Identificar a influência dos processos de variabilidade interanual nos processos de troca com a zona costeira, nas taxas de materiais exportados e na manutenção dos bancos de sedimentos coesivos em longo prazo; 6) Obter um sistema de modelagem consistente para simulação de operações de dragagem em localidades de interesse para a área de atuação do Porto da cidade de Rio Grande; 7) Analisar a combinação dos processos hidrodinâmicos e morfodinâmicos naturais da região com diferentes cenários de dragagem, buscando identificar as consequências para a alteração do padrão natural de deposição de sedimentos coesivos; 8) Elaborar estratégias preditivas baseadas nos resultados dos modelos, visando aperfeiçoar futuras operações de dragagem; 9) Identificar locais ideais para deposição dos resíduos de dragagem bem como áreas inadequadas ou de maior vulnerabilidade de acordo com a alteração no padrão natural de deposição de sedimentos; 10) Estimar a taxa de evolução de fundo considerando os sedimentos finos exportados para a plataforma continental, sob condições.