A Plataforma Continental do Sul do Brasil está localizada em uma região de alta com- plexidade dinâmica, devido principalmente à influência de um grande aporte de água doce, sazonalidade nos campos de ventos e convergência de correntes de contorno oeste. O ecossistema formado pela Lagoa dos Patos, a Lagoa Mirim e a região costeira adja- cente à plataforma continental é de extrema importância para a região sul do Brasil. Dentro contexto sócio econômico, nesta região se desenvolvem importantes atividades portuárias e industriais, ocorrem áreas propícias para a realização da pesca artesanal e comercial, além do desenvolvimento de atividades de recreação. De acordo com as características da região, alguns aspectos relacionados ao seu desenvolvimento susten- tável podem ser levantados como temáticas que merecem a realização de estudos. Desta forma, o objetivo principal deste projeto de pesquisa é desenvolver estudos integrados que envolvam o transporte de propriedades contaminantes e não contaminantes em sus- pensão na água do mar, assim como, o transporte de sedimentos junto ao fundo, o estudo de eventos de dragagem e das condições de navegabilidade de embarcações, além de as- pectos relacionados as energias renováveis de fontes marinhas, considerando a região da Lagoa dos Patos, Lagoa Mirim e a Plataforma Continental do Sul do Brasil como cená- rio principal. O projeto proposto está estruturado na forma de uma rede de subprojetos que já vem sendo executados, em diferentes estágios, no Laboratório de Análise Nu- mérica e Sistemas Dinâmicos da Universidade Federal do Rio Grande. Os subprojetos tem como ferramenta básica a modelagem numérica combinada com dados acessórios utilizados para a realização de calibrações, validações e estudos de caso. As principais contribuições deste projeto são a implantação de um sistema de modelagem robusto e completo que possa ser utilizado como referência para avaliar processos integrados que ocorrem neste ecossistema, além da criação de um banco de dados e de um acervo técnico detalhado, formado por artigos científicos e relatórios técnicos, com respeito ao padrão de circulação, ao transporte de sedimentos finos e de contaminantes, ao potencial energético de fontes marinhas e as condições de navegabilidade de embarcações..