O derramamento de petróleo e derivados no ecossistema marinho é um importante tópico a ser considerado pela sociedade moderna, pois, o óleo é composto por substâncias tóxicas que expostas ao meio ambiente podem originar efeitos crônicos de longo prazo. A região costeira do sul do Brasil é susceptível a eventuais acidentes envolvendo derrames de óleo, mais especificamente: na região do Porto de Rio Grande, devido ao intenso fluxo de navios junto ao terminal de óleo da Transpetro e à refinaria Riograndense, na região de Tramandaí devido à presença de duas boias de captura de óleo e na região oceânica onde existem os poços de exploração Pampeano e Guarani, da Petrobras. Desde o ano de 2010, vem sendo desenvolvido na Universidade Federal de Rio Grande - FURG um módulo que representa a dinâmica do óleo derramado em ambientes marinhos. Este módulo se encontra em estágio avançado de desenvolvimento e registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI sob o número BR 51 2013 00013. O módulo numérico intitulado "ECOS - Easy Coupling Oil System" vem sendo utilizado para a realização de estudos de caso através da simulação acoplada a um sistema de modelagem hidrodinâmico e morfodinâmico tridimensional. O objetivo geral da proposta é utilizar o sistema de modelagem numérica que vem sendo desenvolvido na FURG para o estudo do comportamento do óleo derramado na área de atuação do Porto de Rio Grande e zona costeira adjacente. A metodologia desta proposta é baseada no desenvolvimento e aplicação de modelos numéricos tridimensionais e o principal produto obtido será um sistema de modelagem robusto que será utilizado para a simulação e previsão da dinâmica do óleo derramado em ambientes marinhos. Como caso inicial, o modelo ECOS estará acoplado à estrutura de modelagem pré-existente, formando um sistema de simulação e previsão numérica que será aplicado à região de estudo de forma a identificar: 1) Os fatores associados à evolução da trajetória e o destino do óleo derramado na região da lagoa dos Patos e zona costeira adjacente durante diferentes condições ambientais de forma a verificar a contribuição de cada forçante; 2) Os processos hidrodinâmicos e morfodinâmicos dominantes da região com a consideração de diferentes cenários de derramamento de óleo de forma a analisar a suscetibilidade do ambiente à ocorrência destes desastres ambientais; 3) As áreas de maior vulnerabilidade aos derrames de óleo, especialmente, as associadas à atividade portuária da cidade do Rio Grande através da construção de mapas de risco e da atualização de cartas de sensibilidade ao óleo que podem ser úteis para o desenvolvimento de planos de contingência e análise dos impactos ambientais; 4) Cenários com a possibilidade de derrames de óleo, visando auxiliar à geração de estratégias para aprimoramentos das ações potenciais utilizadas nas avaliações de impacto..