O Brasil possui mais de 35 portos ao longo dos 8.500 km da sua costa atlântica. Apesar das diferentes modalidades de carga, infra-estrutura e ambientes, problemas comuns relacionados com as operações portuárias, seu crescimento, assoreamento e dragagens e suas conseqüências na qualidade ambiental e das águas, assim como na degradação dos ambientes naturais, são observados. O principal objetivo do projeto é desenvolver estratégias para a administração ambiental sustentável dos portos brasileiros. Este projeto visa atender os seguintes objetivos do edital: Portos de modo geral e específico, manejo costeiro e poluição marinha. O trabalho será levado a cabo com métodos transdisciplinares inovadores, baseados em práticas científicas de última geração com estratégias específicas para a transferência do conhecimento gerado para a sociedade. Para alcançar as metas do projeto, observações de campo serão combinadas com modelagem numérica, sensoriamento remoto, estratégias de tecnologia da informação (IT) e dados socio-econômicos. O trabalho será realizado por uma rede de instituições da Alemanha e de universidades brasileiras, instituições de pesquisa e agências governamentais, além de companhias privadas. O projeto foi construído com base em estudos prévios e integra as experiências dos participantes, em particular do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal de Paraná, e da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG). Durante a primeira fase do projeto, cobrindo um período de três anos, as atividades se concentrarão em locais pilotos com uma extensiva gama de condições e problemas. A seleção dos locais para estudos piloto foi feita com base na diversidade de tamanho, tipo de carga, ambiente e mercados. Dois portos foram selecionados ao longo da costa brasileira: Portos da baía de Paranaguá, PR e Porto de Rio Grande, RS.