DESCRIÇÃO

 

O derramamento de petróleo e derivados no ecossistema marinho é um importante tópico a ser considerado pela sociedade moderna. A região costeira do sul do Brasil apresenta alta susceptibilidade a eventuais acidentes de derrame de óleo, visto que atualmente existe um intenso transporte de óleo na região devido à presença do Porto de Rio Grande, do Terminal Aquaviário da Transpetro (Petrobrás) e da Refinaria de Petróleo Riograndense S/A.

 

A modelagem numérica de processos tem se mostrado uma ferramenta importante e de baixo custo operacional para a análise e previsão de processos em diferentes áreas econômicas e ambientais. Embora a estrutura de modelagem utilizada atualmente na Universidade Federal do Rio Grande FURG, seja composta de módulos hidrodinâmicos, de sedimento em suspensão e morfodinâmicos, ainda existe uma lacuna importante a ser preenchida no que diz respeito ao transporte lagrangeano de propriedades (poluente e não poluentes).

 

Portanto, dentro do contexto da presente proposta, o desenvolvimento de um módulo complementar representará uma significativa contribuição para o entendimento dos processos que ocorrem no ecossistema costeiro e marinho. Portanto, o objetivo geral deste projeto busca o desenvolvimento de um modelo numérico lagrangeano para o estudo da dispersão de óleo que possa ser acoplado a qualquer modelo hidrodinâmico.