O aluno de doutorado do LANSD, Eduardo Kirinus, participou do summer school intitulado: "Offshore renewable energy summer school 2014", durante o período de 14 a 25 de julho. O curso foi ministrado e sediado pela empresa HR Wallingford, líder no segmento de engenharia e análises hidraúlicas envolvendo dinâmica de fluídos no Reino Unido.

No curso, vários assuntos relacionados ao uso e aplicações de energias renováveis foram abordados, além de estudos locacionais para a instalação de sítios de conversão de energias eólicas offshore, aplicação de ferramentas para avaliação da hidrodinâmica regional através do uso dos modelos TELEMAC e SWAN. Tópicos relacionados com o desenvolvimento e geração de Relatórios de Impactos ao Meio Ambiente (RIMA), além da discussão de normativas e leis européias envolvendo os impactos da instalação de tecnologias offshore podem ocasionar ao meio ambiente também foram abordados.

Pesquisas e trabalhos recentes da empresa sede envolvendo estruturas maritimas e seus impactos na hidrodinâmica e morfodinâmica do ambiente, em micro e meso escala, foram abordados através de estudos de casos em que a HR Wallingford realizou trabalhos de engenharia marítima. Informações referentes ao efeito de ondas em estruturas offshore, além de transporte sedimentar e suas interações com uma estrutura marítima foram abordados.

Por fim, foram realizadas visitas técnicas a FUGRO GeoConsulting, líder em análises geológicas na Europa e Ásia, e no último dia do curso, duas simulações realísticas com os participantes do summer school. A primeira, foi a utilização do simulador de návios da empresa, onde uma situação realística da abordagem de um návio a uma turbina eólica offshore para manutenção foi realizada. Posteriormente, através da construção de um modelo físico de um sítio de turbinas no tanque de ondas da HR Wallingford, foi projetado o cabeamento e conexão das turbinas e após, realizado o estudo frente a eventos extremos de ondas para avaliar o impacto nas obras idealizadas.

Fotos

No images found.

O resumo segue abaixo: